quinta-feira, 16 de abril de 2009

O Símbolo da Matéria

"Não é a terra, mas sim a água, que, simbolicamente, representa a matéria, e os alquimistas falam de uma matéria que eles definem como água que não molha, a água filosofal que deve ser aquecida pelo fogo. Muitos interpretaram este fogo e esta matéria como o fogo do sol e a matéria da lua. Por isso, Hermes Trismegistos diz, a propósito da pedra filosofal:
«O sol é o seu pai, a lua éa sua mãe...», isto é, o fogo (o espírito) é o seu pai e a água(a matéria) é a sua mãe, pois, assim como o sol reina sobre o fogo e sobre o homem, a lua reina sobre as águas e sobre a mulher. E como o ouro está ligado ao sol e a prata à lua, isso explica também o lugar importante que estes dois metais têm nos tratados alquímicos.
O discípulo de uma Escola Iniciática é também um alquimista; ele trabalha segundo os mesmos princípios, mas transpõe o sol e alua, o fogo e a matéria, o ouro e a prata, para o domínio psíquico, espiritual. Os dois princípios, o fogo e água, são a sabedoria e o amor: ao trabalhar com estes dois princípios, ele obtém a pedra filosofal, a força que incita à acção. "

Nenhum comentário:

Buscar neste blog